> COLUNAS

Carnaval em Santos…



carnaval

O CONTEÚDO E MAIS ESTÁ NO WHATSAPP!

Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

O CONTEÚDO E MAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

Como estamos quase no Carnaval e a expectativa é grande, fui conhecer um pouco da história do Carnaval de Santos que é considerado um dos mais tradicionais do Estado de São Paulo.

Em Santos temos um site onde podemos conhecer toda a história da cidade, pesquisar fotos, tudo muito certinho, e cheio de curiosidades e foi lá que encontrei um pouco da história do carnaval de Santos com muita riqueza de detalhes. Vou deixar o link disponível no final da matéria porque tem muita coisa bonita que todos merecem conhecer.

E depois dessa história também vou deixar a programação do Carnaval desse ano, com uma novidade bem legal.

SANTOS E CARNAVAL, UMA LONGA HISTÓRIA DE CUMPLICIDADE

Quando a Escola de Samba Grande Rio entrou na Marquês de Sapucaí, no início da madrugada do dia 8 de fevereiro de 2016, Santos registrou mais uma importante marca na sua trajetória carnavalesca, que completaria 158 anos seis dias depois.

A Folia de Momo possui uma relação de cumplicidade com os santistas desde os remotos tempos do Império. Santos, por exemplo, é a única cidade brasileira que pode se gabar de saber, com exatidão, o dia em que aconteceu o seu primeiro baile carnavalesco, num festivo 14 de fevereiro de 1858, data em que foi criada a Sociedade Carnavalesca Santista, que pôs fim às festividades violentas do entrudo (espécie de comemoração de influência lusitana ocorrida nos três dias que antecediam o período de Quaresma). A partir daquele ano, a população santista passou a comemorar o Carnaval de forma mais civilizada, através de bailes de máscaras e um festejo conhecido como CONGRESSO.

PUBLICIDADE | ANUNCIE

As ruas de Santos, nos períodos carnavalescos, se apinhavam de gente que participavam dos desfiles. Muitos deles traziam críticas à sociedade e à política. Um exemplo claro disso aconteceu no Congresso realizado em 1884 pelo “Grupo dos Meteoros”, sociedade carnavalesca formada por foliões da Rua 25 de Março (atual XV de Novembro). Na época, o assunto mais discutido na Câmara Municipal, assim como nos botequins e ruas da cidade, era a lotação esgotada do Cemitério do Paquetá, o que obrigava a Intendência (Prefeitura da época) a buscar soluções para a criação de um novo espaço para sepultamentos. Espirituosos, os “Meteoros” resolveram pinicar as autoridades saindo fantasiados, em seu Congresso, de esqueletos. No carro de abertura do desfile, um cartaz dizia: Para onde vamos?

Os grupos, blocos e bandas dominaram os carnavais santistas. Centenas deles existiram ao longo dos tempos, deixando marcas importantes e servindo de nascedouro para eventos como a famosa patuscada “Dona Dorotéia, Vamos Furar Aquela Onda? “, criada em 1923 e que se tornou um ícone da Folia de Momo na cidade de Santos.

Por falar em Momo, os santistas tiveram o privilégio de testemunhar o reinado mais longo de um soberano carnavalesco, de Waldemar Esteves da Cunha, que empunhou cetro e coroa por quatro décadas.

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Sua primeira ascensão aconteceu em 1950 e a última em 2000. Outra curiosidade neste quesito foi o fato de Santos ter sediado por duas vezes, nos anos 1960, um “Congresso Nacional de Reis Momos”. O encontro de “peso” chamou a atenção do país inteiro.

Por conta desta relação de amor ao Carnaval, as marcas de Waldemar, os congressos, os desfiles das bandas, a festa da Dona Dorotéia e a folia que imperava nos bailes promovidos pelos clubes da cidade, Santos era conhecida nacionalmente por ostentar o segundo Carnaval mais animado do Brasil, ficando atrás somente do Rio de Janeiro.

Diante de tanta dedicação, Santos era uma das raras cidades do país a possuir imprensa especializada na Folia de Momo. Figuras importantes, como Rosinha Mastrângelo, Lydia Federici, J. Muniz Junior, Olao Rodrigues, Bandeira Júnior, e tantos outros se tornaram referência jornalística do assunto.

PUBLICIDADE | ANUNCIE

São tantas as memórias de Carnaval, que as contar em uma só página é tarefa difícil, tanto quanto conhecer um santista que não se orgulhe dessa bela história.

Descontração da Corte de 1961: a Rainha Mause Prée e o Chanceler Bandeira Júnior paparicam o eterno Rei Momo, Waldemar Esteves da Cunha

Clube dos Girondinos. Esta é uma rara foto de uma agremiação de Carnaval da época dos Congressos. Nota-se que entre os distintos membros há foliões mais desinibidos.

A patuscada Dona Dorotéia, Vamos Furar Aquela Onda? se tornou no maior acontecimento do Carnaval Santista

Olho Rodrigues (de gravata borboleta) e Bandeira Júnior (à direita, de turbante), dos jornalistas especializados em Carnaval.

Um grupo carnavalesco ao lado de um carro para corso.

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Cartaz da Primeira Convenção Nacional de Reis Momos

Cena da folia nos clubes

Baile de Carnaval no Vasco da Gama, anos 1960.

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Fonte: http://memoriasantista.com.br/?p=1446

Programação 2023:

A expectativa para o Carnaval desse ano é enorme, depois de dois anos sem desfiles, e sem poder comemorar como sempre com bandas, bloquinhos de rua e os grandes bailes de carnaval, é compreensível a ansiedade desse ano em ser e fazer o melhor carnaval dos últimos tempos.

PUBLICIDADE | ANUNCIE

E em todos os lugares podemos sentir a empolgação das pessoas, das escolas, das prefeituras na organização e a preocupação com a segurança de todos.

Em Santos não é diferente, além de ser uma cidade turística, que comtempla muita história, e praias também teremos o carnaval dos carnavais e a prefeitura escolheu o Centro Histórico para ser o palco da folia com o Carnabonde e o Carnacentro e vai contar com apresentação de nada menos que 21 bandas, com seis apresentações por dia nas ruas do Centro com intervalos de uma hora e meia cada e mais uma banda convidada.

carnaval
Fonte: santos.sp.gov.br

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Carnacentro: dias 19/20 e 21 – terá a presença de 18 bandas. Algumas bandas virão de SP e Rio de Janeiro. Sempre das 12h às 19h30.

Carnabonde: No sábado de Carnaval dia 18 das 12h às 19h. Como sabemos o Carnabonde é superfamília e tem mais de 20 anos, sempre tem um homenageado e esse ano será o Clube Sírio Libanês, com sede no Gonzaga e era um dos tradicionais redutos dos bailes. Com o mesmo formato dos anos anteriores, o local será cercado e no meio da tarde o Bonde passeia pelas ruas do Centro e volta para a Praça Mauá. E terá uma banda convidada.

O Desfile das Escolas de Samba 2023, na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz (Av. Afonso Schmidt, s/nº, Castelo), em Santos. As apresentações ocorrem nesta sexta (10) e sábado (11), reunindo 16 agremiações em disputa pelos títulos do Grupo Especial e de Acesso.

PUBLICIDADE | ANUNCIE

O primeiro dia dos desfiles será aberto às 20h pelas escolas do Grupo de Acesso, na seguinte ordem: Dragões do Castelo, Unidos da Zona Noroeste, Bandeirantes do Saboó e Vila Mathias. Na mesma noite, mas pelo Grupo Especial, desfilam: Brasil, Amazonense, X-9 e Mãos Entrelaçadas.

carnaval
Fonte: www.santos.sp.gov.br | Foto: Raimundo Rosa

Na noite seguinte, as primeiras escolas a entrar na passarela também serão as do Grupo de Acesso, em sequência: Padre Paulo, Império da Vila e Imperatriz Alvinegra. Mais cinco escolas do Especial fecham o desfile: Sangue Jovem, Unidos dos Morros, Real Mocidade, Independência e União Imperial.

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Curiosidades:

  • Com a cidade sendo homenageada no Carnaval carioca. o carnaval santista passou a ser antes do carnaval oficial, semelhante ao Carnaval de Vitória, a fim de não coincidir com os grandes carnavais.
  • Dráuzio da Cruz que dá nome a Passarela do Samba foi um dos fundadores da tradicional Escola de Samba Império do Samba e foi um dos grandes sambistas da cidade de Santos?

Espero que gostem e aproveitem bastante os dias de folia e claro com muita responsabilidade….

Uma ótima semana a todos!

Grande abraço 😊

Selma Cabral


Selma Cabral

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal Conteúdo e Mais.


MAIS NESSA COLUNA


MAIS CONTEÚDOS PARA VOCÊ


CRIE SUA CONTA GRÁTIS E ENTRE NA CONVERSA!

Já tem uma conta? Então faça Login.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


TRAGA A SUA VOZ PARA O CONTEÚDO E MAIS!

Escreva, compartilhe e influencie! Torne-se um colunista e publique suas opiniões, experiências e ideias em nossa plataforma.


Scroll to top
Assine
Crie sua Conta