> COLUNAS

Já tentei de tudo e meu negócio não vai. O que fazer?



negócio

O CONTEÚDO E MAIS ESTÁ NO WHATSAPP!

Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

O CONTEÚDO E MAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

Nos últimos meses falamos aqui sobre tudo que envolve o seu negócio: A diferença entre Mentoria e Consultoria, Plano de Negócios, Networking, formatação de preços, e tantos outros assuntos importantes para os empreendedores.

Quem, quiser rever as matérias é só acessar o portal no link: https://40emais.com.br/colunistas/segundo-tempo-selma-cabral/ e procure pelos assuntos dos últimos meses e outro que perdeu.

Mas se mesmo assim você não conseguiu alcançar seu objetivo e alavancar o seu negócio, tem que avaliar o que deu errado, o que faltou fazer e o quanto levou a sério todas as orientações que recebeu. E está na hora daquela autoavaliação, mas tem que ter sinceridade, hein pessoal!

Primeiro é preciso avaliar exatamente o que é esse já tentei de tudo. Seja honesto com você mesmo: você realmente tentou ou apenas pensou em fazer?

Muitos clientes quando me pedem Mentoria no primeiro encontro conversamos sobre o negócio, os planos e sonhos, onde querem chegar, qual ou quais os seus planos para chegar ao seu objetivo.

Claro que no papel ou numa conversa tudo é lindo, e como ouvi sempre: papel aceita tudo, isto é um fato. Mas o como tirar os planos do papel?

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Pois bem, num primeiro momento toda vez que vou atender um cliente pela primeira vez converso bastante, deixo várias perguntas para ele responder com calma e aí dou sequência, é claro que ele precisa ser sincero nas respostas e mais sincero ainda na tomada de decisões, em avaliar seus pontos fortes e fracos, quais as suas dificuldades, onde precisa melhorar, e se realmente não conseguir superar alguma dificuldade, é preciso pensar em contratar alguém que vá suprir essa deficiência.

O que envolve também saber delegar e não se apegar na função, delegar é uma necessidade que você precisa entender, aceitar que precisa e fazer e claro, avaliar o resultado depois. E por incrível que pareça muitas pessoas tem dificuldade em delegar por excesso de apego ao negócio, em não querer dividir e achar que pode fazer tudo sozinha, o que é um erro e um dos motivos para o negócio não ir adiante.

Lembrando que ninguém precisa saber fazer todas as funções de uma empresa, mas é preciso entender como funciona todos os departamentos, para cobrar e delegar tarefas é preciso entender minimamente como funciona.

PUBLICIDADE | ANUNCIE

O mais importante é ter claro o seu objetivo de vida e traçar as metas do que fazer para chegar lá, eu aconselho sempre a ir devagar, com pequenos passos de cada vez, assim, você vai percebendo os resultados e isso vai te dar fôlego e ânimo para ir em frente. E vale para a vida e para os negócios.

Tirar um negócio do papel ou da sua cabeça dá muito trabalho, mas tem passos que temos que seguir um a um, pular etapas, num primeiro momento podemos achar que levamos vantagens, mas no final vai perceber que não é bem assim.

  • Primeiro faça uma pesquisa de mercado para ver os tipos de negócios que tem na redondeza, assim você já vai analisar a concorrência e fica mais fácil definir o seu tipo de negócio;
  • Faça um planejamento detalhado de tudo que envolve o negócio, mas tudo mesmo;
  • Faça cursos que possam suprir as suas deficiências, ou mentoria que possa te orientar,
  • Calcule todos os custos certinho;
  • Tenha uma reserva financeira para uns seis meses;
  • Faça um plano de negócios que vai te ajudar muito, tem matéria aqui na coluna com o passo a passo;

Com tudo definido, você vai saber o que precisa investir, se vai poder começar ou se precisa se preparar mais um pouco e se tiver dificuldade em alguma etapa, converse com pessoas que possam te ajudar e muito importante: Se optar por uma Mentoria especializada, leve tudo a sério, faça tudo o que foi planejado e combinado, tire todas as suas dúvidas, e o principal: Não jogue dinheiro fora. Por isso precisa ser honesto com você mesmo.

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Lembre-se sempre que o maior prejudicado é você então leve tudo a sério e se achar que ainda não é hora não tem problema, retome a ideia quando se sentir seguro.

E qualquer dúvida pode contar comigo!

Uma ótima semana a todos!

Grande abraço 😊

Selma Cabral


Selma Cabral

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal 40emais.


MAIS NESSA COLUNA


MAIS CONTEÚDOS PARA VOCÊ


CRIE SUA CONTA GRÁTIS E ENTRE NA CONVERSA!

Já tem uma conta? Então faça Login.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


TRAGA A SUA VOZ PARA O CONTEÚDO E MAIS!

Escreva, compartilhe e influencie! Torne-se um colunista e publique suas opiniões, experiências e ideias em nossa plataforma.


Scroll to top
Assine
Crie sua Conta