> COLUNAS

Empreendedor: Landing page ou whatsapp?



Landing page

O CONTEÚDO E MAIS ESTÁ NO WHATSAPP!

Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

O CONTEÚDO E MAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

Sábado passado eu estava em reunião com um cliente (sim, eu atendo clientes no sábado. Melhor atendimento não há), quando discutíamos se era melhor a campanha dele mandar direto para o whatsapp, ou para a Landing page. Nessa, eu pensei: mais pessoas podem estar tendo a mesma dúvida. Então nosso bate-papo de hoje vai ser sobre isso: afinal, qual é melhor? Mandar o lead para uma landing page, ou para seu whatsapp e já tentar fechar?

Se você já se fez essa pergunta, saiba que não está sozinho. Essa decisão, embora pareça simples, pode impactar diretamente nas conversões, no tipo de relacionamento com o cliente e, claro, nos resultados finais da sua campanha.

Então, como já fiz campanhas dos dois jeitos, vamos explorar os dois caminhos, suas vantagens, desvantagens e — mais importante — boas práticas para cada estratégia. Afinal, não basta escolher o canal certo, é preciso usá-lo da maneira certa.

Levar o lead para uma Landing Page: mais controle, mais nutrição

Ah, a boa e velha landing page… Ela ainda é uma das ferramentas mais poderosas do marketing digital. Quando bem feita, é como uma vitrine de loja organizada, convidativa e que direciona o cliente exatamente para onde você quer: preencher o formulário, baixar um material, se inscrever num evento ou até realizar uma compra direta.

Mas por que apostar nela?

  • Experiência personalizada: Ao criar uma landing page, você tem total controle sobre o layout, a mensagem, o tom da comunicação e os gatilhos mentais que quer acionar.
  • Coleta de dados: Uma página bem construída permite que você colete informações valiosas do lead, como nome, e-mail, telefone, área de interesse, entre outros.
  • Otimização e testes: É possível aplicar testes A/B para entender o que converte melhor: título, cor do botão, ordem dos elementos, etc.

E quais os cuidados que você, meu batalhador empreendedor brasileiro, deve ter aqui?

PUBLICIDADE | ANUNCIE
  1. Tenha um objetivo claro. Não tente vender, capturar lead e mostrar depoimentos tudo ao mesmo tempo. Cada página com um propósito.
  2. Seja direto no título. Nada de frases rebuscadas ou confusas. A promessa tem que saltar aos olhos em 3 segundos.
  3. Use um CTA eficiente. “Baixar agora”, “Quero participar”, “Agendar Atendimento” — use verbos de ação que deixem claro o próximo passo.
  4. Prova social é ouro. Depoimentos, selos de garantia, número de clientes satisfeitos… tudo isso ajuda a gerar confiança.
  5. Menos é mais. Evite formulários enormes e longos e chatos. Se puder captar só nome e e-mail agora, ótimo. Deixe as perguntas difíceis para o segundo encontro.

Levar o lead direto para o WhatsApp: agilidade e calor humano

Agora vamos falar da nossa paradinha, que na gringa nego esnoba: o WhatsApp. Rápido, prático e direto. Levar o lead para uma conversa no app pode ser altamente eficaz, principalmente se o seu processo de vendas é mais consultivo ou se o público já está pronto para tomar uma decisão.

Por que funciona tão bem?

  • Contato imediato: O lead já entra em contato no momento em que está quente, ainda sob o efeito do anúncio.
  • Personalização real: Diferente da automação fria de e-mails, aqui há calor humano (ou pelo menos deve haver).
  • Agilidade nas objeções: É possível esclarecer dúvidas, enviar links, vídeos, áudios, e até fechar a venda na hora.

Mas calma, nem tudo são flores. Aqui vão algumas boas práticas para o uso do WhatsApp em campanhas:

PUBLICIDADE | ANUNCIE
  1. Tenha uma mensagem de entrada clara. Configure o link com uma mensagem automática para dar contexto. Ex: “Olá! Vi seu anúncio e quero saber mais sobre o plano de consultoria.”
  2. Esteja preparado para responder. Se o lead chegar e não for atendido em 10 minutos, já era. Isso sendo conservador. Já perdi lead porque demorei 2 minutos para responder! É f#da. A concorrência está a um clique de distância.
  3. Use scripts, mas humanize. Ter um roteiro ajuda a agilizar, mas adapte conforme a conversa. Robô demais é chato.
  4. Qualifique rápido. Faça perguntas simples para entender se o lead tem perfil e está no momento certo de compra.
  5. Automatize com moderação. Bots são bem-vindos para triagem, mas evite substituir o atendimento humano por completo.

Qual o melhor caminho? Depende da sua estratégia.

Empreendedor, aqui vai a verdade nua e crua: não existe resposta universal. A melhor escolha depende do seu produto, da maturidade do seu funil de vendas, do seu time de atendimento e do comportamento do seu público.

Se você trabalha com um ticket médio/alto, onde a jornada do cliente exige mais confiança e informação, a landing page tende a funcionar melhor (viu, Cláudio?). Ela ajuda a nutrir o lead e preparar o terreno para a venda.

Agora, se o produto é de decisão rápida, tem oferta irresistível e o público é mais direto, o WhatsApp pode ser uma arma poderosa.

PUBLICIDADE | ANUNCIE

E nada impede que você teste os dois canais. Rodar duas campanhas paralelas com objetivos diferentes pode gerar insights valiosos. O marketing, meu caro empreendedor, é feito de testes e ajustes contínuos. Na verdade, impede se você não tiver verba. Mas detalhes….detalhes…

Agora quero ouvir você!

Qual dos dois canais você tem usado nas suas campanhas? Já teve bons (ou maus) resultados com algum deles?

Deixe suas opiniões aqui nos comentários — a troca entre empreendedores é sempre rica e cheia de aprendizados.

E se curtiu esse artigo, não esquece de deixar um like. Isso ajuda muito este colunista a continuar trazendo conteúdo útil e direto ao ponto. E quero mandar um abraço para meu amigo e cliente Cláudio, sócio do atelier Samuell Almeida, especializado em noivas de altíssimo nível. Dê uma moralzinha e conheça o atelier. Se você for casar, não há melhor estilista que Samuell Almeida. Se você não for casar, dá uma passada e veja que belo layout meu time desenvolveu para o site dele.

Até semana que vem!

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Até a próxima!


Marcio Cabral Jr.

Márcio Cabral é cineasta, designer gráfico, publicitário e empresário. É diretor de criação na IAP Propaganda, e um dos sócios fundadores do 40EMAIS.


MAIS NESSA COLUNA


MAIS CONTEÚDOS PARA VOCÊ


CRIE SUA CONTA GRÁTIS E ENTRE NA CONVERSA!

Já tem uma conta? Então faça Login.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


TRAGA A SUA VOZ PARA O CONTEÚDO E MAIS!

Escreva, compartilhe e influencie! Torne-se um colunista e publique suas opiniões, experiências e ideias em nossa plataforma.


Scroll to top
Assine
Crie sua Conta