> COLUNAS

Santos!




Santos
Rogério Cassimiro – MTUR

 

O CONTEÚDO E MAIS ESTÁ NO WHATSAPP!

Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

O CONTEÚDO E MAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

Essa semana vou ser bairrista, vou falar sobre a cidade que amo, moro e trabalho. Santos, cidade linda, maravilhosa e cheia de atrativos tanto para moradores quanto para turistas.

 

Como diz: Santos muito além do Jardim!

Como vamos comemorar o Sete de Setembro, data da Independência do Brasil e Santos como todos sabemos teve muita importância histórica em vários momentos decisivos para o Brasil resolvi falar sobre a nossa cidade e seus encantos.

O principal atrativo são os sete quilômetros de praia, acompanhados pelo maior jardim de orla do mundo – título concedido pelo Guinness World Records

Baixada Santista: Uma região com mil opções de passeios!!
Rogério Cassimiro – MTUR

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Mas não é só isso, temos o Centro Histórico de Santos, com muitos atrativos. Região vizinha ao complexo portuário, o Centro conserva vivo em suas estreitas e charmosas ruas com calçamento de pedra um passado de glórias com a comercialização do café, que já figurou como principal produto de exportação brasileiro. A Cidade tem se destacado também no turismo de negócios e no ecoturismo, já que quase a totalidade de sua porção continental se mantém preservada, o que demonstra a prioridade pela conservação do ambiente. 

Além da praia temos história com nossos museus e igrejas belíssimas, temos belezas naturais, muitos cantinhos (nem tão pequenos assim) que dá para aproveitar o dia inteiro, fazer piquenique, observar pássaros, plantas.

Temos uma Gastronomia de excelente qualidade, muitos bares, imagina temos até uma rua gastronômica estilizada.

PUBLICIDADE | ANUNCIE

E tem os Bondes Turísticos que oferecem uma verdadeira viagem no tempo por cerca de 40 pontos de interesse histórico e cultural. Com saída da Estação do Valongo – prédio de 1867, da primeira ferrovia paulista -, os elétricos dos séculos 19 e 20 percorrem o Centro Histórico, em roteiro monitorado por guia de turismo.

São veículos originais, procedentes da Escócia, Portugal e Itália, que garantem a Santos o primeiro Museu Vivo Internacional de Bondes da América Latina. Os motorneiros e condutores vestem réplicas do uniforme original da época em que os bondes eram o principal meio de transporte na cidade.

Não à toa esse é um dos meus passeios favoritos. Me lembram da minha infância quando cheguei com minha família em Santos e descemos todos animados com a mudança e a expectativa do que podíamos esperar na nova cidade. Por isso adoro viajar de trem, porque me trazem muitas memórias e lembranças.

PUBLICIDADE | ANUNCIE

E temos todos esses:

Bonde aberto 32

Construído em 1911, o bonde 32 é o mais antigo elétrico em circulação no país. De procedência escocesa, tem anúncios por fora e estribo duplo, que, no século passado, facilitava o acesso de mulheres com saia e vestido. Os nove bancos e as escadas são originais, e o banco do motorneiro, todo trabalhado, foi restaurado após pesquisas em fotos antigas. O veículo tem capacidade para 45 passageiros e inaugurou a Linha Turística em 23/09/2000.

Bonde fechado nº 40

De mecânica original escocesa, o ‘bonde camarão’, de número 40, é de 1911. Confeccionado em Cabreúva, madeira em extinção, e vidro martelado, foi projetado nos anos 1950 e sua carroceria, modernizada. Tem capacidade para 28 passageiros e recebeu reproduções de propagandas que existiam quando os elétricos circularam em Santos. Idêntico aos que rodaram na cidade até a década de 1970, esse bonde pode alcançar 50km por hora.

santos
Rogério Cassimiro – MTUR

PUBLICIDADE | ANUNCIE

O nome ‘camarão’ decorre da carroceria fechada e da cor original, vermelha. Começou a circular na Linha Turística em 26 de janeiro de 2002 e, em julho de 2011, foi transformado no Bonde Baleia, em homenagem à conquista do tricampeonato da Copa Libertadores pelo Santos Futebol Clube – a parte interna recebeu imagens que relembram os títulos de 1962, 1963 e 2011. O elétrico voltou a circular em setembro de 2013 com a pintura prata e vermelho, original, e desde 11 de abril de 2017 adquiriu a cor verde atual.

Bonde Português 224

Construído no final dos anos 1920 em Portugal, o bonde 224 começou a circular no Centro Histórico em setembro de 2008. Com interior original e lustres de época, acomoda 23 passageiros.
Em 15 de junho de 2014, marcando a inauguração do Museu Pelé, ele passou a circular como Bonde Pelé, com adesivagem em alusão ao Rei do Futebol.
Em 23 de dezembro de 2015, a homenagem foi modernizada, com grafite artístico de Leandro Shesko – foi o primeiro bonde elétrico grafitado do país.
Dois anos depois, o bonde reassumiu sua cor amarela original.

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Bonde Café

O elétrico de 1958, doado pela Prefeitura de Turim (Itália), circula na cidade desde setembro de 2010. Fabricado pela Fiat e adaptado para Bonde Café em janeiro de 2015, é uma autêntica cafeteria sobre trilhos – conta com frigobar, mobiliário especial, ar-condicionado, sistema multimídia e elevador para acesso de cadeirantes. Durante o passeio de 25 minutos, os 22 passageiros recebem informações sobre a influência do comércio do café no desenvolvimento de Santos e saboreiam a bebida, preparada com grãos selecionados pelo Museu do Café.

Bonde Arte

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Com decoração interna inspirada na arte concreta, que remete aos anos 1930 e 1950, quando foi construído e reformado, o Bonde Arte, com 36 lugares, é o maior em circulação na cidade. Montado sobre uma plataforma articulada, tem 20m de comprimento; cozinha com micro-ondas, forno elétrico e cooktop; ar-condicionado; banheiro e acessibilidade para portadores de necessidades especiais. O interior é inspirado na obra Plano em Superfície Modulada nº 5 (1957), de Lygia Clark. O veículo foi doado em 2009 pela Prefeitura de Turim (Itália).

Bonde japonês 

Construído em 1953 e doado pela cidade de Nagasaki (Japão), onde circulou durante 60 anos, o bonde de prefixo 206 chegou a Santos em 2016, após 42 dias de viagem em navio. Décimo terceiro integrante da frota santista, o veículo, com capacidade para 28 passageiros sentados, exerceu importante papel na mobilidade da população de Nagasaki após a bomba atômica, na Segunda Guerra Mundial. O bonde foi inaugurado em 5 de outubro de 2019, após três anos de restauro e adaptações, trabalhos que incluíram técnicas de construção, cultura, costumes e resgate da comunicação original. No interior do veículo, há placas com informações sobre o período em que o veículo rodava em Nagasaki. No final de dezembro de 2019, o bonde passou a oferecer aos passageiros degustação de café tipo exportação.

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Reboque 38 (grande)

Doado pela cidade de Votorantim (SP), o reboque 38 é o segundo – e o maior – em circulação na cidade. Com capacidade para 42 passageiros, entrou em operação em janeiro de 2016. Trata-se, na verdade, de adaptação do antigo bonde aberto da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, exposto em Campos do Jordão (SP).

Reboque pequeno

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Um antigo bonde de tração animal, de 1871, foi adaptado para funcionar como reboque. Com 24 lugares, desde novembro de 2000 está incorporado à Linha Turística do Bonde.

No Centro Histórico ainda temos o Museu do Café. Um lugar que reúne tradição, arquitetura, história, sabores e aromas, assim é conhecido o Museu do Café. Instalado em um prédio de estilo eclético, com 6 mil m² e mais de 200 portas e janelas, o Museu do Café, inaugurado em 1998, é muito mais do que um local turístico que exalta o principal produto brasileiro de exportação do final do século 19. É uma experiência de variadas sensações, que vão do início do cultivo do grão até a consolidação do café como um dos símbolos nacionais.

Exposições permanente e temporárias, obras de arte, mobiliário de época, loja temática e cafeteria que serve os melhores grãos de café – e até o mais caro e raro do país – são algumas de suas muitas atrações.

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Centro e Rua XV de Novembro

santos
Rogério Cassimiro – MTUR

Composto por edifícios e monumentos que representam os diferentes períodos de nossa história, teve sua fundação em 1545. Ficou esquecido por algumas décadas, mas abriga hoje muitas empresas, bares e restaurantes tradicionais da cidade. Para quem tem tempo de reparar na arquitetura do lugar, o tempo parece ter parado. É, sem dúvida, um dos centros históricos mais bonitos do Brasil.

Teatro Guarany

Junto com o Coliseu, o Teatro Guarany é um dos pontos turísticos mais bonitos da cidade. Inaugurado em 1882, passou por um incêndio em 1981 onde somente as paredes externas permaneceram intactas. 20 anos se passaram até que o prédio, totalmente reconstruído pela prefeitura em 2008, voltando assim à cena cultural da cidade. Além de lindo, o teto do teatro é uma atração à parte. Feito por Paulo Von Poser retrata O Guarany, de José de Alencar.

Teatro Coliseu

Joia da arquitetura santista, esse teatro, que foi inaugurado em 1909 e tombado em 1989, o Coliseu hoje é palco de reuniões políticas e eventos culturais da cidade. Atualmente está em reforma para melhorias, mas voltará em 2014 renovado.

Praça Mauá e Palácio da Prefeitura

Ponto de encontro e marco zero da cidade, a Praça Mauá surgiu em 1801 e chamava-se Lardo da Misericórdia. Teve seu nome mudado para o atual em 1887 e até hoje abriga as sedes do poder executivo e legislativo do município. O prédio da prefeitura, como pode ser visto na foto acima, tem acabamento em mármore italiano e jacarandá-da-baía, com lustres em cristal da Bohêmia. O gabinete do Prefeito e o Salão Nobre Esmeraldo Tarquínio apresentam estilo Luís XVI.

Museu Pelé

santos
Rogério Cassimiro – MTUR

Um dos mais novos museus da cidade está localizado no Valongo, em um prédio que foi totalmente reformado. O objetivo é promover a revitalização da área. O Museu Pelé era um sonho antigo do “Rei do Futebol”, o jogador Pelé.

Inaugurado em 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil, guarda todos os troféus e medalhas do craque, camisas e chuteiras de campeonatos famosos em que fez história, conta toda sua trajetória e apresenta vídeos dos jogos mais marcantes de sua carreira. Até mesmo a coroa oferecida à Pelé está exposta aqui.

Mont Serrat

santos
Complexo turístico Monte Serrat | Rogério Cassimiro – MTUR

É o segundo monte mais alto da cidade. Para acessar o local há um bondinho funicular ou uma escadaria com 415 degraus. Estando a 157 metros de altitude é o melhor local para ver a cidade de todos os ângulos e fazer fotos lindas! Dá para ver também o porto e matar a curiosidade de moradores e turistas.

A igreja que abriga a Padroeira de Santos e inclusive no dia 08 de setembro teremos a Festa de Nossa Senhora do Monte Serrat.

Inclusive já fiz uma matéria sobre ele por aqui que está cheio de novidades.

Isso é só uma pequena amostra de tudo que tem em Santos, faltam muitos outros atrativos, mas hoje resolvi falar do Centro Histórico e vou aproveitar e fazer um convite a todos que estiverem por aqui no feriado para fazer o passeio que a Agência Parceiros do Turismo vai realizar:

O primeiro passeio a pé, Presente e Passado no Centro Histórico de Santos será no dia 07 de setembro, terça-feira, feriado.

Santos

Uma oportunidade única para ter momentos divertidos e muita informação com a gente. O ponto de encontro será no Museu Pelé, visitaremos a Igreja de Santo Antônio do Valongo, o Museu do Café e passaremos por locais históricos como a Rua do Comércio, a rua XV de Novembro, a Praça da República e a Praça Mauá.

Ficará a seu critério, no final do passeio, visitar o Monte Serrat e aproveitar as várias novidades por lá, como o valor do ingresso a R$ 20,00 e a música ao vivo, sem cobrança de couvert artístico, play kids, parede de escalada infantil, rapel e feirinha de artesanato.

Convide uma pessoa para participar contigo!

Atendimento: 13997719825

Valor: R$ 30,00 por pessoa.

Essa é uma pequena amostra de tudo que tem para fazer em Santos. Mas garanto que tem muito mais.

Espero que gostem e se quiserem fazer um passeio comigo é só me convidar.

Um abraço e até a próxima semana 😊

Selma Cabral


Selma Cabral

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal Conteúdo e Mais.


MAIS NESSA COLUNA


MAIS CONTEÚDOS PARA VOCÊ


CRIE SUA CONTA GRÁTIS E ENTRE NA CONVERSA!

Já tem uma conta? Então faça Login.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


TRAGA A SUA VOZ PARA O CONTEÚDO E MAIS!

Escreva, compartilhe e influencie! Torne-se um colunista e publique suas opiniões, experiências e ideias em nossa plataforma.


Scroll to top
Assine
Crie sua Conta