> COLUNAS

Empreendedor: esquece um pouco as Rede Sociais



redes sociais

O CONTEÚDO E MAIS ESTÁ NO WHATSAPP!

Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

O CONTEÚDO E MAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

Boa noite, meu caro empreendedor. Quem me conhece, sabe o quanto eu detesto as Rede Sociais. Especialmente, eu odeio o fato de você, empreendedor, acreditar tanto nisso, e despender tanto tempo, que vocês poderiam estar investindo no próprio negócio, em criar conteúdo, com a expectativa de que alguém, que não vai receber o seu conteúdo, vai fazer o caminho de curtir, seguir, e finalmente, comprar de você. 

Nada me deixa mais triste do que ver as pessoas não investirem em marketing de adulto, de vida real, pra ficar fazendo dancinha pra chamar a atenção, postando memes, ou até mesmo fazendo conteúdo que presta, mas que demanda muito tempo. E antes que você venha com graça, meu caro empreendedor, não, eu não estou tentando te convencer a parar de mexer na sua rede e me pagar para fazer. Eu não trabalho com isso.

Continuando. Vamos deixar claro: Rede Social não compreende toda a sua estratégia de marketing. Pode ajudar a te dar autoridade. Pode te ajudar até a vender. Mas será que vale a pena gastar todo esse tempo fazendo conteúdo? Será que não valeria a pena fazer campanhas de marketing, com objetivos de marketing, que vão solidificar a sua marca na consciência do seu consumidor? 

E veja bem: eu não odeio a existência das redes sociais. Eu acho muito melhor fazer campanhas publicitárias em redes sociais e no Google, que me permite que eu tenha métricas reais sobre quem está sendo impactado, e me permite corrigir o rumo quando algo está errado, do que ficar dando dinheiro pra Globo lixo, cujos dados de audiência são, no mínimo, questionáveis. E por Globo lixo, leia-sr toda a velha mídia (televisão, jornais, revistas). O futuro (que já é presente) está na internet. 

Eu me refiro a gastar tempo gerindo redes sociais, criando posts engraçadinhos, tentando atrair a atenção de tanta gente que, na maioria das vezes nem vai ver o seu conteúdo. Assim, eu fico consternado em verno empreendedor esperançoso, imaginando um POST que vai vitalizar, e ele vai vender muito. Não vai. Primeiro que até as boas estratégias de Social Media exigem que, em algum ponto, você coloque dinheiro, também conhecido como turbinar a postagem. Então, por mais que voce produza um bom conteúdo, de graça, meu caro, você não vai decolar. 

Outra coisa que me irrita, ainda mais, são aqueles que eu chamo de Nem Nem de luxo. Sabe, aquela geração que Nem trabalha, Nem estuda? Então, essa turma é a mesma coisa, só que, por algum motivo inexplicável, esses ganham dinheiro. Ah sim: eu estou falando dos tais Influenciadores Digitais. 

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Cara, eu não sei se eu odeio essa gente, ou se eu tenho pena da humanidade. Po**a! Os caras passam o dia todo mostrando a casa deles, os carros deles, a comidinha deles. Amigo, isso não é trabalho! Você não tem vergonha de fazer uma inutilidade dessas? 

“AH,Mas Márcio, eu tenho um milhão de seguidores! Mais do que você”. Fod#-se. Você só não é mais inútil do que os zumbis que passam o dia assistindo ao lixo que você produz. E mesmo que, em raras ocasiões, o influenciador tem u bom conteúdo, gente, pelo amor de Deus, não consumam nada por que alguém na internet te disse. Vocês estão malucos? Pensem: se tem influenciadores, é por que vocês, público que passa o dia grudado nesse retângulo de plástico, e não saem de casa, não assistem a um filme, não fazem um esporte, são influenciáveis. Bando de cabeça oca. Evoluam. A internet é muito mais do que acompanhar o que um bando de inútil almoçou no dia. Acordem.

Empreendedor, o que eu quero dizer é: sim, voce pode ter uma estratégia de redes sociais. Sim, contribui para a sua autoridade. Sim, é legal ter um Instagram bem planejado, especialmente no quesito design. Mas não, essa não deve ser a sua única estratégia de marketing. Aliás, não deve ser nem a mais importante. Não gaste tanto tempo com isso. 

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Ao invés disso, pense no seu produto como um todo, pense em quem ele ajuda, que valor ele agrega para a sociedade e em como fazer uma estratégia que, pode envolver redes sociais, mas que também envolva outras coisas. Assim, você tem uma estratégia completa, e evita, entre outras situações, de perder tudo o que você criou por que o Instagram resolveu te banir por motivos aleatórios. Meu conselho para você é: antes de você ter uma estratégia completa:

redes sociais

E agora eu vou voltar a planejar o Insta do cliente. Até semana que vem!

Ah sim. É hora do jabá descarado! Se você quiser uma estratégia de marketing bem feita, conheça a minha agência. Lá, nós temos todas as ferramentas que você precisa para se posicionar corretamente no digital (e no mundo real também). Clique aqui e conheça no nosso trabalho. E lembre-se: eu sempre pago o café. 

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Ps.: estarei substituindo a colunista Carmem Mosteiro até que ela se recupere e possa voltar a escrever aqui no portal. Certamente eu não escrevo tão bem quanto ela, mas eu sou o que tem pra hoje. Desejamos a ela pronta recuperação. Então, nesse meio tempo, vocês terão Marcinho semanalmente. Até a próxima quarta, sempre às nove da noite. 


Marcio Cabral Jr.

Márcio Cabral é cineasta, designer gráfico, publicitário e empresário. É diretor de criação na IAP Propaganda, e um dos sócios fundadores do 40EMAIS.


MAIS NESSA COLUNA


MAIS CONTEÚDOS PARA VOCÊ


CRIE SUA CONTA GRÁTIS E ENTRE NA CONVERSA!

Já tem uma conta? Então faça Login.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


TRAGA A SUA VOZ PARA O CONTEÚDO E MAIS!

Escreva, compartilhe e influencie! Torne-se um colunista e publique suas opiniões, experiências e ideias em nossa plataforma.


Scroll to top
Assine
Crie sua Conta