> COLUNAS

Curitiba e seus encantos




curitiba
Renato Soares – MTUR

 

O CONTEÚDO E MAIS ESTÁ NO WHATSAPP!

Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

O CONTEÚDO E MAIS ESTÁ NO WHATSAPP! Junte-se a nós para ficar atualizado de todas as novidades!

Essa semana, por sugestão de um amigo, vamos conhecer Curitiba, uma cidade que é famosa por seu planejamento urbano incrível, e por oferecer aos moradores uma qualidade de vida excelente, e que gosto muito, já tive oportunidade de conhecer mais de uma vez.

 

Tudo isso se reflete no Turismo é claro, e faz com que a cidade seja um dos destinos mais bem preparado para receber visitantes. Com inúmeras atrações, não faltam opções para passear em Curitiba.

 

Com seu sotaque peculiar e que não se preocupe se voltar se confundindo e falar igual que é muito normal. Com um clima difícil de entender – muito ais que o sotaque pode ter certeza- no mesmo dia passamos pelas quatro estações literalmente, é um tal de tira e põe de casaco impressionante, mas depois de se acostumar com isso, vocês vão adorar.

curitiba
Museu Oscar Niemeyer. Curitiba/PR | Renato Soares – MTUR

Segundo meu amigo o que ele mais gostou de Curitiba foi sem dúvida: “O fato de a cidade ser muito organizada, suas ruas limpas parte por conta do Poder público e parte por seus moradores. Uma cidade rica em história, pontos turísticos preservados e com acesso livre ao cidadão. Alguns lugares são grátis, outros não, mas quando digo acesso livre é por conta da disponibilidade dos locais.

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Adorei o Mirante da Oi Telefônica que conseguimos ver boa parte da cidade e outro ponto belíssimo é a Casa de Cultura Solar do Barão.”

curitiba
Paisagens da torre panoramica. Curitiba_PR | Renato Soares – MTUR

Vamos conhecer alguns Pontos Turísticos:

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Quando pensamos em Curitiba sempre lembramos da Estufa de Vidro do Jardim Botânico, acho que porque a maioria das fotos quando se fala de Curitiba vem sempre ela em primeiro lugar, e ela é realmente linda.

curitiba
Jardim Botânic. Curitiba/PR | Renato Soares – MTUR

Uma dica legal para conhecer a cidade é começar pela linha Turismo, especialmente criada para os viajantes, a rota é realizada por ônibus panorâmico de dois andares e passa em quase todos os pontos turísticos.

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Mas Curitiba também dá para explorar tudo a pé, de bike, e o transporte público é supereficiente. O trânsito muito organizado e quase não tem grandes engarrafamentos.

Sendo muito simples de ser explorada, a cidade ganha cada vez mais adeptos. Com parques incríveis e super acessíveis, vários museus para visitar, com uma gastronomia incrível e muito variada vai de comidas típicas aos menus contemporâneos.

Possui também um belíssimo roteiro histórico para ser percorrido em um walking tour gratuito passando por vários pontos turísticos. E ainda pode contar com uma vida noturna intensa, cheias de bares descolados, mais passeios de bike e o meu passeio favorito que é o passeio de trem até Morretes que sozinho já um charme a parte e digno de um roteiro só para ele, cheio de emoções também principalmente quando passa pela Serra do Mar.

Curitiba é um lugar incrível não só para os turistas como também para seus moradores, pois eles são os primeiros a saborear de todas as suas delícias, passeios e tudo que tem por lá e claro com muito orgulho da sua linda cidade. Aproveite e viva a experiência de vivenciar a cidade como se fosse um autêntico morador.

Sempre gosto de colocar a melhor época para ir aos lugares, assim, vocês meus queridos evitam de passar alguns perrengues desnecessários né.

Quem conhece Curitiba sabe que é o clima é um pesadelo para o viajante, pis em um mesmo dia dá para sentir as quatro estações, ou as vezes em uma manhã. Imagine isso na hora de fazer as malas?

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Então o melhor é estar sempre preparado para qualquer tempo, e tudo que pode acontecer: Chuva, sol, nublado, chuva de novo e por aí vai. Então a minha dica para não errar na hora de fazer a mala é: leve sempre um casaco/jaqueta fácil de tirar e que serve para várias temperaturas e ainda facilita na hora de tirar e por é só amarrar na cintura e seja feliz! A noite leve algo mais fino se for a um jantar mais sofisticado e nada de levar mil casacos nas mil malas hein por favor. Menos é mais, é só saber coordenar e combinar as peças, muito simples.

Duas atrações imperdíveis em Curitiba (na minha opinião) é o Festival de Teatro que acontece em março e Natal Luz em dezembro, claro que fica tudo lotado, mas é aquela coisa: tem que ir pelo menos uma vez na vida, porque é lindo e emocionante.

Vamos entender um pouco a história da cidade:

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Curitiba é uma cidade que foi formada a partir da mistura de imigrantes e isso se reflete no seu dia a dia. E por esse e outros motivos é que eles estão acostumados a receber muito bem os turistas. Com uma cultura formada por alemães, italianos, ucranianos, poloneses, junto com uns tropeiros que passavam pela região ainda quando era conhecida como a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Foi fundada em 1693, e se mantem aberta para receber novas culturas e sempre de braços abertos para o mundo. Claro que sentem um orgulho enorme por viverem num dos melhores destinos turísticos do Brasil e amam dividir toda a sua história, alegria, cultura e experiência com todos que desejarem aproveitar momentos lindos na cidade.

Curitiba possui muitos parques e enormes áreas verdes, que além de lindos ainda ajudam no controle da cheia dos rios. À primeira vista parecem apenas decorativos e para contemplação, mas todos tem a função de reter a água a salvar a cidade das enchentes.  Isso sim é que é utilidade hein. Faz bem aos moradores e ao turismo!

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Praticamente todos os bosques e os parques são os grandes cartões-postais da Cidade, com 64,5m² de área verde para cada habitante, somando 26% de toda área da capital. É muito verde!!

curitiba
Bosque do Alemão. Curitiba/ PR. | Renato Soares – MTUR

E são mais de 30 bosques parques e abertos à visitação. Impossível ir a Curitiba sem conhecer a estufa de vidro do Jardim Botânico e ver um belíssimo pôr do sol no Parque Tanguá e ainda fotografar as famosas capivaras no Parque Barigui.

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Os parques são as maiores atrações da cidade, se você andar na Linha Turismo, eles são os destaques, no percurso do ônibus panorâmico há dez bosques e parques para serem visitados e cada um oferece uma tração especial, leve sua toalha, cesta de piquenique, sucos e frutas e até um vinho e um pouco de queijo porque não hein, merecemos de vez em quando, a aproveite todos esses cantinhos da cidade, tenho certeza de que vocês vão adorar.

Um ótimo final de semana a todos!

Grande abraço 😊

PUBLICIDADE | ANUNCIE

Selma Cabral


Selma Cabral

Selma Cabral- Diretora e Consultora de Turismo e Eventos na Empresa Turismo & Ideias e Colunista e Mentora para Negócios no portal Conteúdo e Mais.


MAIS NESSA COLUNA


MAIS CONTEÚDOS PARA VOCÊ


CRIE SUA CONTA GRÁTIS E ENTRE NA CONVERSA!

Já tem uma conta? Então faça Login.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


TRAGA A SUA VOZ PARA O CONTEÚDO E MAIS!

Escreva, compartilhe e influencie! Torne-se um colunista e publique suas opiniões, experiências e ideias em nossa plataforma.


Scroll to top
Assine
Crie sua Conta